sábado, 30 de janeiro de 2010

Corrida pela casa própria causa 'boom' nos preços de imóveis em SP e no RJ

Valorização do preço de apartamentos do Rio chegou a 70% em 2009.
Em São Paulo, bairros registram aumento acima da inflação há vários anos.


Os números mostram que o Brasil vive uma verdadeira "corrida" pela casa própria. A Caixa Econômica Federal financiou em 2009 o valor recorde de R$ 47 bilhões para o setor imobiliário. Os lançamentos de imóveis novos estão em alta – segundo dados do sindicato da habitação, a oferta de imóveis residenciais novos cresceu 60% em novembro de 2009 sobre igual período de 2008. Além disso, o programa "Minha casa, minha vida" promete dar fôlego à baixa renda.

Veja ao lado: cuidados na hora de comprar o imóvel próprio

Os bancos privados, antes tímidos no setor, começam a ganhar espaço e oferecem financiamentos mais competitivos tanto nas agências quanto nos plantões de construtoras. O Bradesco, por exemplo, oferece taxa anual de 7,8% para a baixa renda (imóveis de até R$ 150 mil) durante os primeiros 36 meses do contrato; depois, o juro sobe para 9,5%.

Segundo o superintendente de crédito imobiliário do banco, Cláudio Borges, a instituição oferece uma negociação "caso a caso" – por isso, diz ele, vale ir à agência e ver o que o gerente pode oferecer. Outra "frente" que os bancos privados estão abrindo é a do financiamento de imóveis na planta. Por financiar a obra, eles garantem a preferência em oferecer crédito aos compradores.

O G1 apurou que tanto o Bradesco quanto o Santander financiam atualmente cerca de 600 construções pelo país cada um. "O objetivo é fidelizar o cliente desde o início do relacionamento e depois trazê-lo como cliente [para o banco]", explica o executivo do Bradesco.


Fonte: G1


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Corrida pela casa própria causa 'boom' nos preços de imóveis em SP e no RJ"

Postar um comentário